sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Avenida Alberto Torres, 469




Especificação: Construção de um prédio residencial, no alinhamento do nível  da rua, em estilo eclético, com predominância pra o estilo neoclássico, originalmente contando com duas janelas e uma porta de acesso frontal construídas em esquadrias de madeira, bambinelas, venezianas e vidro, além de lunetas de ferro batido. Atualmente o prédio foi transformado em loja comercial com moradia nos fundos, observando-se sua descaracterização de alguns detalhes.
A platibanda mantém, originalmente, apliques e florões em alto relevo, além de colunas falsas encimadas por pináculos artisticamente feitos em argamassa.
O telhado, de telha francesa, acaba se destacando por detrás das cimalhas em argamassa. Em termos de paisagem urbana, integra outros prédios importantes da mesma rua, principalmente a partir da Rua Baronesa da Lagoa Dourada e Rua Álvaro Tâmega em direção à Praça 5 de Julho.

Justificativa: Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância histórica e no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 469 – Centro Histórico.

Época de Construção: Ano de 1940, aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. Mas, na próxima reforma, a fachada deverá ser restaurada em sua originalidade, com a retirada das estruturas das peças publicitárias.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Gelson Batista, seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO.

Processo nº: 00607/2016

Protocolo nº: 2016.115.000635-5-PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Avenida Alberto Torres, 417




Especificação: Construção de um prédio residencial, de porão alto, com afastamento do nível da rua, em estilo eclético, com ligeira predominância da art décor, contando com escada de acesso à porta, pela lateral. O prédio mantém, originalmente, duas janelas frontais construídas em esquadrias de madeira, bambinelas, venezianas e vidro.
Chama a atenção uma varanda simples. Os cômodos laterais são dotados de janelas com iguais esquadrias. O muro, propriamente dito, inclusive o gradeado e o portão de ferro batido, de rara beleza, encontram-se em bom estado.
O telhado, de telha francesa, acaba se destacando por cair em águas de sobre as cimalhas em argamassa. Em termos de paisagem urbana, integra outros prédios importantes da mesma rua, principalmente a partir da Rua Baronesa da Lagoa Dourada e Rua Álvaro Tâmega.

Justificativa: Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância histórica no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 417 – Centro Histórico.

Época de Construção: Ano de 1940, aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Valério Barroso Gomes, seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO.

Processo nº: 00606/2016

Protocolo nº: 2016.115.000634-8-PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Avenida Alberto Torres, 415




Especificação: Construção de um prédio residencial, de porão alto, usado para fins comerciais, com afastamento do nível da rua, em estilo eclético, com ligeira predominância da art décor, contando com escada de acesso ao pórtico, pela lateral. Originalmente, o prédio tem uma porta e uma janela frontais e construídas em esquadrias de madeira, bambinelas, venezianas e vidros.
Chama a atenção uma varanda, topo sacada, com o telhado tipo chalé, com duas colunas de cimento armado. Os cômodos laterais são dotados de janelas com iguais esquadrias, com guarda-corpo, feito em argamassa, como se fosse apenas um muro.
O muro, propriamente dito, inclusive o portão de ferro batido, de rara beleza, encontra-se em estado precário, carecendo de reforma e pintura urgentes, pois depõe contra a beleza do edifício, como um todo.
O telhado, de telha francesa acaba se destacando por cair em águas de sobre as cimalhas em argamassa. Em termos de paisagem urbana, integra outros prédios importantes da mesma rua, principalmente a partir da Rua Baronesa da Lagoa Dourada.

Justificativa: Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância histórica no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 415 – Centro Histórico.

Época de Construção: Ano de 1940, aproximadamente.

Estado de Conservação: Ruim. Imóvel está carecendo de restauro em sua estrutura, telhado, reforma do muro, restauração das janelas originais e pintura geral, além de retirada das tabuletas publicitárias.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Carmem Simões Vale, seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO.

Processo nº: 00605/2016

Protocolo nº: 2016.115.000633-0-PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Avenida Alberto Torres, 413




Especificação: Construção de um prédio residencial, de porão alto, com afastamento do nível da rua, em estilo eclético, com ligeira predominância de art décor, contando com um sótão com respiradouro, provavelmente a única construção da Avenida Alberto Torres com esta característica.
Originalmente, o prédio tinha duas janelas frontais, construídas em esquadrias de madeira, venezianas e vidros, atualmente descaracterizadas. A entrada da casa se faz por uma falsa varanda lateral, com acesso por uma escada em curva feita de concreto. Enfatiza-se o jardim da casa, muito embora esteja também em péssimo estado de conservação.
O muro mantém sua originalidade, inclusive o portão de ferro batido, de rara beleza, contudo, encontra-se em estado precário, carecendo de reforma urgente, pois depõe contra a beleza do edifício, como um todo.
O telhado, de telha francesa, acaba se destacando por cair de sobre as cimalhas em argamassa em estilo beiral e o conjunto é suspenso por mãos francesas feitas de madeira. Em termos de paisagem urbana, integra outros prédios importantes da mesma rua, principalmente a partir da Rua Baronesa da Lagoa Dourada.

Justificativa: Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância histórica e no cenário urbano da antiga Rua da Constituição, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 413 – Centro Histórico.

Época de Construção: Ano de 1940, aproximadamente.

Estado de Conservação: Ruim. Imóvel está carecendo de restauro em sua estrutura, telhado, reforma do muro, restauração das janelas originais e pintura geral.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Aliete Barreto Sarlo e S/M, seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO. CEP: 28035-580

Processo nº: 00604/2016

Protocolo nº: 2016.115.000629-7- PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Avenida Alberto Torres, 407




Especificação: Construção de um prédio residencial, de porão alto, com afastamento do nível da rua, em estilo eclético, com predominância para o estilo neoclássico e da art décor, contando com uma varanda de frente dotada de cinco lados com quatro colunas simples partindo de um guarda corpo de alvenaria e pequenas colunas superpostas lateralmente com três janelas frontais, construídas em esquadrias de madeira, bambinelas, venezianas e vidro. Sobre a varanda estrutura com cinco pontas feita com estuque. A entrada da casa se faz pela varanda, com acesso por uma escada feita de concreto.
No corpo do prédio, um belíssimo janelão com as mesmas esquadrias, chamando atenção a entrada da garagem, com portão de ferro, e os jardins compostos de plantas decorativas. O muro original encontra-se em estado depreciativo, carecendo de reforma urgente, pois depõe contra a beleza do edifício.
O telhado de telha francesa acaba se destacando por cair de sobre as cimalhas em argamassa em estilo de beiral e o conjunto é suspenso por mãos francesas feitas de madeira. Em termos de paisagem urbana, integra outros prédios importantes da mesma rua, principalmente a partir da Rua Baronesa da Lagoa Dourada.
Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância histórica e no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 407 – Centro Histórico.

Época de Construção: Ano de 1940, aproximadamente.

Estado de Conservação: Ruim. Imóvel está carecendo de um restauro em sua estrutura, telhado, reforma de muro e pintura geral.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Isaura Almeida Siqueira, seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO. CEP: 28035-580

Processo nº: 00603/2016

Protocolo nº: 2016.115.000626-5-PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Avenida Alberto Torres, 403




Especificação: Construção de um prédio residencial, de porão alto, no mesmo nível da rua, em estilo eclético, com predominância para o estilo neoclássico, contando com três janelas frontais, construídas em esquadrias de madeira, bambinelas, venezianas e vidro. Sobre elas, apliques sobre frisos feitos em argamassa e sob elas outras desenhos em aplique do mesmo material. A entrada da casa se faz pela varanda lateral simples, com acesso por uma escada feita de concreto.
Por dentro a residência sofreu mudanças substanciais, através do processo do retrofit, mas, exteriormente, foram mantidas as características originais. Por fora, a fachada do porão sofreu mudanças e ganhou revestimento de pedras decorativas e portas metálicas antiestéticas e estranhas à arquitetura original.
A platibanda contém elementos em alto relevo, esconde o telhado de telha francesa, mas destacam-se os apliques feitos em argamassa, principalmente o florão belíssimo dando acabamento no conjunto. No desenho superior chamam a atenção os frisos em alto relevo imitando colunas, mureta sem balaústres, bem como os pináculos em estilo de bola. Em termos de paisagem urbana, integra outros prédios  importantes da mesma rua.
Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância histórica e no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 403 – Centro Histórico.

Época de Construção: Ano de 1920, aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. O imóvel bem preservado pelos proprietários, muito embora a fachada do porão não seja mais original, devendo ser restaurado a partir da próxima oportunidade.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Serviço Social de Comércio – SESC Administração Regional do Rio de Janeiro, seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO. CEP: 28035-580

Processo nº: 00602/2016

Protocolo nº: 2016.115.000632-3-PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Avenida Alberto Torres, 394




Especificação: Construção de um prédio residencial de porão alto, com afastamento do nível da rua, em estilo eclético, com predominância pra o neoclássico, contando com janelas frontais, construídas em esquadrias de madeira, bambinelas, venezianas e vidro, chamando atenção, a varanda lateral, com destaque para o arco, as colunas clássicas com capitéis de estilo e guarda-corpo com balaústres feitos em argamassa, onde se abre o pórtico o seu interior.
Por dentro a residência sofreu mudanças substanciais, através do processo do retrofit, mas, exteriormente, foram mantidas as características originais. Inclusive o muro, com balaústres, é uma leitura moderna valorizando o estilo mais antigo.
A platibanda, que contém elementos em alto relevo, esconde o telhado de telha francesa, mas destacam-se os apliques feitos em argamassa, principalmente o florão belíssimo dando acabamento no conjunto. No desenho superior chamam atenção os frisos em alto relevo imitando colunas, mureta com balaústres, bem como os pináculos em estilo de taça. Em termos de paisagem urbana, integra outros prédios importantes da mesma rua, principalmente, o Palácio Nilo Peçanha.

Justificativa: Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância histórica no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 394 – Centro Histórico.

Época de Construção: Ano de 1920, aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. Imóvel bem preservado pelos proprietários, muito embora o muro não seja mais original.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Alcemir Pascoutto da Rocha, seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO.

Processo nº: 00601/2016

Protocolo nº: 2016.115.000631-6-PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Avenida Alberto Torres, 382




Especificação: Construção de um prédio residencial luxuoso, com afastamento do nível da rua, em estilo eclético, com predominância pra o neoclássico, mas revelando outras misturas, como o da arquitetura colonial inglesa, com cômodo circular mantendo, ainda hoje, suas características originais, contando com três janelas simétricas, sendo a do meio em tamanho superior, construídas em esquadrias de madeira, bambinelas, venezianas e vidro, chamando atenção, o formato do telhado, tipo colonial ostentando um único pináculo no centro. No térreo um portentoso pórtico, protegido com uma marquise de telhas coloniais sustentadas por mão francesa de madeira. No térreo o varandão possui um imenso arco que dá ao prédio rasgos de fidalguia.
A casa ostenta, no andar superior, à sua esquerda, uma varanda ocupando a maior parte da fachada, dotada de colunas modernas e guarda-corpo valorizado pelos gradeados de ferro batido e, sobretudo, pela escada de acesso em mármore, o que se observa, também, no corrimão. No interior da varanda, há janelas completando o conjunto em sua harmonia e beleza, igualmente feitas em esquadrias de madeira e em feitio especial para o prédio. No lado direito os cômodos são compactos, mostrando amplas janelas com as mesmas esquadrias, guarda-corpo em ferro batido e, no térreo, o mesmo desenho se repete, harmoniosamente.
Os telhados, em telha colonial em cerâmica vermelha, são visíveis e caem das cimalhas, provavelmente feita em estuque. Em termos de paisagem urbana, integra outros prédios importantes da mesma rua, principalmente, o Palácio Nilo Peçanha, o Palácio Vila Maria e o Jardim do Liceu de Humanidades. Chama a atenção também, o muro da construção, feito em pedras tipo Itaperuna e a grade de ferro batido, bem como os jardins de árvores e plantas decorativas.

Justificativa: Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância histórica no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 382 – Centro Histórico.

Época de Construção: Ano de 1940, aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. Imóvel bem preservado pelos proprietários, inclusive os jardins com gramado e plantas decorativas.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Jussara Hirsch Maia e Outras, seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO. CEP: 28010-116

Processo nº: 00600/2016

Protocolo nº: 2016.115.000630-9-PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Avenida Alberto Torres, 381




Especificação: Construção de um prédio residencial luxuoso, sobre o monturo da Avenida Alberto Torres, com dois pavimentos e afastamento do nível da rua, em estilo eclético, com predominância para o neoclássico, mantendo, ainda hoje, suas características originais, muito embora, internamente, tenha havido mudanças em suas estruturas internas para a construção de um setor administrativo e uma biblioteca por conta do Curso Alpha, atual ocupante do edifício e sua ambiência.
Na parte superior do sobrado, exatamente, há uma harmonia muito simples, mas expressiva pelo ponto de vista do bom gosto, contando com quatro janelas especiais construídas em esquadrias de madeira, bambinelas, venezianas e vidro, chamando atenção no imóvel, duas sacadas em espaço livre, integrando a casa do meio ambiente, destacando-se os guarda-corpos de ferro batido em estilo ovalado.
A casa, no térreo ostenta uma varanda ocupando parte da fachada, dotada de estrutura em arcos recortados nas paredes e, sobretudo, a escada de acesso ao pórtico, em mármore. No interior da varanda, além do pórtico de entrada há duas janelas completando o conjunto em sua harmonia e beleza, igualmente feitas em esquadrias de madeira e em feitio especial para o prédio. Na lateral direita, destaca-se a claraboia azulada e outras portas de acesso ao interior do palácio, testemunha do apogeu das atividades sucroalcooleiras do município, com ênfase para a Usina São João, empresa fundada pela família do usineiro Bartolomeu Lysandro.
Melhor mesmo, é o interior do prédio, onde as peças neoclássicas estão mais presentes, como escada de mármore que leva ao plano superior, as colunas com seus capitéis jônicos, pisos com decoração simétrica, arandelas e lustres de cristal, além de paredes com sancas e outras formas decorativas. No ambiente, palmeiras imperiais.
A platibanda, todavia, contendo elementos, também em alto relevo, esconde o  telhado de telha francesa, mas destacam-se os apliques feitos em argamassa, principalmente o florão belíssimo dando acabamento no conjunto. Em termos de paisagem urbana, integra outros prédios importantes da mesma rua, principalmente, o Palácio Nilo Peçanha, o Palácio Vila Maria e o Jardim do Liceu de Humanidades.

Justificativa: Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância histórica no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 381 – Centro Histórico

Época de Construção: Ano de 1930, aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. Imóvel bem preservado pelos proprietários, inclusive os jardins com gramado, palmeiras imperiais e plantas decorativas.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Maria Eugênia Lysandro Santos Abdelkader Magalhães e S/M, seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO. CEP: 28010-116

Processo nº: 00599/2016

Protocolo nº: 2016.115.000628-P-PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Avenida Alberto Torres, 362




Especificação: Construção de um prédio residencial luxuoso, com afastamento no nível da rua, em estilo eclético, com predominância pra o neoclássico, mantendo, ainda hoje, suas características originais, contando com um amplo janelão no cômodo lateral, construído em esquadrias de madeiras, bambinelas, venezianas e vidro.  Chama a atenção, na lateral do imóvel, as duas colunas desenhadas em alto relevo com argamassa e o amplo porão com o mesmo estilo, bem como o muro todo feito com balaústres cinzeladas em argamassa, florões, apliques e colunatas.
A casa, que se espraia para a Rua da Baronesa, ostenta uma varanda ocupando a maior parte da fachada, dotada de colunas clássicas com capitéis jônicos e guarda-corpo valorizado pelos balaústres e, sobretudo pela escada de acesso ao pórtico, em mármore, o que se observa também no corrimão, enfeitado por luminárias especiais. No interior da varanda, além do pórtico de entrada há duas janelas completando o conjunto em sua harmonia e beleza, igualmente feitas em esquadrias de madeira e em feitio especial para o prédio.
A platibanda, todavia, contendo elementos, também em alto relevo, esconde o  telhado de telha francesa, mas destacam-se os apliques feitos em argamassa, principalmente o florão belíssimo dando acabamento no conjunto. No desenho superior destacam-se os apliques em alto relevo imitando colunas. Em termos de paisagem urbana, integra outros prédios importantes da mesma rua, com ênfase para o número 350 e 356, quase uma cópias de sua arquitetura, e, principalmente, o Palácio Nilo Peçanha, o Palácio Vila Maria e o Jardim do Liceu de Humanidades.

Justificativa: Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância histórica no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 362 – Centro Histórico

Época de Construção: Ano de 1930, aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. Imóvel bem preservado pelos proprietários, inclusive os jardins com gramado e plantas decorativas.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Espólio de Márcio Hirsch Maia, seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO. CEP: 28010-116

Processo nº: 00598/2016

Protocolo nº: 2016.115.000627-2-PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Avenida Alberto Torres, 356




Especificação: Construção de um prédio residencial luxuoso, com afastamento no nível da rua, em estilo eclético, com predominância para o neoclássico, exatamente na esquina da Rua Baronesa de Lagoa Dourada (Antiga Rua da Baronesa), mantendo ainda hoje, suas características originais, contando com duas janelas nos cômodos laterais, construídas em esquadrias de madeiras, bambinelas, venezianas e vidro.  Chama a atenção, na lateral do imóvel, as duas colunas desenhadas em alto relevo com argamassa e o amplo porão com o mesmo estilo, bem como o muro todo feito com balaústres cinzeladas em argamassa, florões, apliques e colunatas.
A casa, que se espraia para a Rua da Baronesa, ostenta uma varanda ocupando a maior parte da fachada, dotada de colunas clássicas com capitéis jônicos e guarda-corpo valorizado pelos balaústres e, sobretudo pela escada de acesso ao pórtico, em mármore, o que se observa também no corrimão. No interior da varanda, além da porta de entrada há duas janelas completando o conjunto em sua harmonia e beleza, igualmente feitas em esquadrias de madeira e em feitio especial para o prédio.
A platibanda, todavia, contendo elementos, também em alto relevo, esconde o  telhado de telha francesa, mas destacam-se os apliques feitos em argamassa, principalmente o florão belíssimo dando acabamento no conjunto. No desenho superior destacam-se os apliques em alto relevo imitando colunas. Em termos de paisagem urbana, integra outros prédios importantes da mesma rua, com ênfase para o número 350, quase uma cópia de sua arquitetura, e, principalmente, o Palácio Nilo Peçanha, o Palácio Vila Maria e o Jardim do Liceu de Humanidades.

Justificativa: Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância histórica no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 356 – Centro Histórico

Época de Construção: Ano de 1930, aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. Imóvel bem preservado pelos proprietários, inclusive os jardins com gramado e plantas decorativas.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Roosevelt Pinto Pessanha, seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO. CEP: 28010-116

Processo nº: 00597/2016

Protocolo nº: 2016.115.000625-8-PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Avenida Alberto Torres, 350




Especificação: Construção de um prédio residencial luxuoso, com afastamento no nível da rua, em estilo eclético, com predominância pra o neoclássico, exatamente na esquina da Rua Baronesa de Lagoa Dourada (Antiga Rua da Baronesa), mantendo ainda hoje, suas características originais, contando com duas janelas nos cômodos laterais, construídas em esquadrias de madeiras, bambinelas, venezianas e vidro.  Chama a atenção, na lateral do imóvel, as duas colunas desenhadas em alto relevo com argamassa e o amplo porão com o mesmo estilo, bem como o muro todo feito com balaústres cinzeladas em argamassa, florões, apliques e colunas.
A casa, que se espraia para a Rua da Baronesa, ostenta uma varanda ocupando a maior parte da fachada, dotada de colunas clássicas com capitéis jônicos e guarda-corpo valorizado pelos balaústres e, sobretudo pela escada de acesso à pórtico, em mármore, o que se observa também no corrimão. No interior da varanda, além da porta de entrada há duas janelas completando o conjunto em sua harmonia e beleza, igualmente feitas em esquadrias de madeira e em feitio especial para o prédio.
A platibanda, todavia, contendo elementos, também em alto relevo, esconde o  telhado de telha francesa, mas destacam-se os apliques feitos em argamassa, principalmente o florão belíssimo dando acabamento no conjunto. No desenho superior destacam-se os apliques em alto relevo imitando colunas, bem como os pináculos em estilo de bola. Em termos de paisagem urbana, integra outros prédios importantes da mesma rua, principalmente o Palácio Nilo Peçanha, o Palácio Vila Maria e o Jardim do Liceu de Humanidades.

Justificativa: Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância histórica no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 350 – Centro Histórico

Época de Construção: Ano de 1930, aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. Imóvel bem preservado pelos proprietários, inclusive os jardins com gramado e plantas decorativas.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Temístocles Macedo Mota, seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO. CEP: 28010-116

Processo nº: 00596/2016

Protocolo nº: 2016.115.000624-0-PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Avenida Alberto Torres, 324




Especificação: Construção de um prédio residencial, no nível da rua, em estilo eclético, com predominância pra o neoclássico, exatamente na esquina da Rua Barão de Lagoa Dourada (Antiga Rua do Barão), e originalmente contava com porta e janelas Voluntários da Pátria, antiga Rua da Jaca, contando com amplas janelas frontais, construídas em esquadrias de madeiras, bambinelas, venezianas e vidro.  A casa, que se espraia para a Rua do Barão, teve a sala principal transformada em loja comercial, perdendo parte considerável de sua originalidade.
A platibanda, todavia, contendo elementos, também em alto relevo, esconde o  telhado de telha francesa, mas destacam-se os apliques feitos em argamassa, principalmente o florão belíssimo dando acabamento no conjunto. No desenho superior destacam-se os apliques em alto relevo imitando colunas, bem como os pináculos em estilo de bola. Em termos de paisagem urbana, integra outros prédios importantes da mesma rua, principalmente o Palácio Nilo Peçanha.

Justificativa: Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância histórica no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 324 – Centro Histórico

Época de Construção: Ano de 1930, aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. Imóvel bem preservado pelos proprietários. Na próxima reforma, sugere-se a retirada da marquise, que é um elemento estranho à arquitetura original do imóvel.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Alpheu da Silva Rocha, seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO. CEP: 28010-116

Processo nº: 00592/2016

Protocolo nº: 2016.115.000618-2-PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Avenida Alberto Torres, 249




Especificação: Construção de um edifício de dois pavimentos, afastados do nível da rua, em estilo eclético, com predominância pra o neoclássico, próximo a esquina da Rua Voluntários da Pátria, antiga Rua da Jaca, contando com amplas janelas frontais do sobrado, construídas em esquadrias curvas e originais em madeira, bambinelas, venezianas e vidro. Destaques para as sacadas com guarda-corpo, presos por mãos francesas, enfeitado por balaústres feitos em argamassa.
O imóvel mantém a originalidade de sua fachada lindíssima, com destaques para as janelas e portas de entrada, igualmente de esquadrias de madeira feitas especialmente para o imóvel mas a marquise representa um elemento estranho à arquitetura original. Chama a atenção o muro com coluna e pináculos em bola e o gradeado de ferro fundido, de modo a mostrar internamente os jardins e árvores decorativas que enfeitam o prédio e sua ambiência.
A platibanda,  em curva contendo elementos também em alto relevo, esconde o  telhado de telha francesa, mas destacam-se os apliques feitos em argamassa, principalmente o florão dando acabamento no conjunto. No desenho superior destacam-se os apliques em alto relevo imitando colunas, bem como os pináculos em estilo de pião.  Em termos de paisagem urbana, integra outros prédios importantes da mesma rua e, também do próprio Colégio Batista, destacando o imóvel, também tombado, da Junta de Educação e Ação Social de Convenção Batista.

Justificativa: Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 249 – Centro Histórico

Época de Construção: Ano de 1910, aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. Imóvel bem preservado pelos proprietários. Na próxima reforma, sugere-se a retirada da marquise.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome da Associação Evangélica Denominada Batista no Rio de Janeiro, seus Dirigentes, Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO. CEP: 28010-116

Processo nº: 00595/2016

Protocolo nº: 2016.115.000623-3-PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Avenida Alberto Torres, 235




Especificação: Construção de um edifício de dois pavimentos, afastados do nível da rua,  com predominância pra o estilo neoclássico, próximo a esquina da Rua Voluntário da Pátria, antiga Rua da Jaca, contando com amplas janelas frontais do sobrado, construídas em esquadrias originais em madeira, bambinelas, venezianas e vidro. No lugar, há mais de meio século, funciona a Junta de Educação e Ação Social da Convenção Batista.
O imóvel mantém elementos originais, de sua fachada lindíssima com destaques para as janelas e portas de entrada, igualmente de esquadrias de madeira feita especialmente para o imóvel. Chama a atenção o muro com coluna e pináculos em bola e o gradeado de ferro fundido, de modo a mostrar internamente os jardins e árvores decorativas que enfeitam o prédio e sua ambiência.
A platibanda, contendo elementos, também em alto relevo, esconde o telhado de telha francesa, mas destacam-se os apliques feitos em argamassa, principalmente o frontão dando acabamento ao conjunto. No desenho superior destacam-se os apliques em alto relevo imitando colunas. Em termos de paisagem urbana, integra outros prédios importantes da mesma rua.

Justificativa: Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, esquina com Rua Voluntário da Pátria, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 235 – Centro Histórico.

Época de Construção: Ano de 1920, aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. Imóvel muito bem preservado pelos seus proprietários.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome da Junta de Educação e Ação Social de Convenção Batista, seus Dirigentes, Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO. 28.035.580

Processo nº: 00594/2016

Protocolo nº: 2016.115.000621-9-PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Avenida Alberto Torres, 227




Especificação: Construção de um prédio residencial simples, de porão baixo, no alinhamento da rua, em estilo eclético, com predominância pra o estilo neoclássico, contando com uma ampla varanda lateral, por onde se dá a entrada para o edifício. Chama a atenção às (três) janelas frontais, com esquadrias originais em madeira, bambinelas, venezianas e vidro. E sobre elas frisos, tipo sancas, em alto relevo.
O imóvel mantém elementos originais, simples em sua fachada. O porão baixo é característico das construções dos anos 30/40, de modo a permitir melhor ventilação nos cômodos, até porque, originalmente, as casas eram construídas com o piso assoalho em madeira corrida.
A platibanda, contendo elementos, também em alto relevo, esconde o telhado de telha francesa e, em termos de paisagem urbana, integra outros prédios importantes da mesma rua, uma das mais antigas do centro histórico.

Justificativa: Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância  no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, esquina com Rua Voluntário da Pátria, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 227 – Centro Histórico.

Época de Construção: Ano de 1940, aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. Imóvel muito bem preservado pelos seus proprietários.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Alice Batista Nogueira, seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO. 28.035.580

Processo nº: 00593/2016

Protocolo nº: 2016.115.000619-P-PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Avenida Alberto Torres, 223




Especificação: Construção de um edifício luxuoso, de porão alto, residencial, no alinhamento da rua, em estilo eclético, com predominância pra o estilo neoclássico, exatamente na esquina com a Rua Voluntário da Pátria, antiga Rua da Jaca, contando com uma ampla varanda dotada de janelas frontais do sobrado em curvatura, guarda corpo com balaústres, colunas e capitéis desenhados com argamassa e, internamente esquadrias originais em madeira, bambinelas, venezianas e vidro. No lugar, há mais de 25 anos, funciona o Centro Musical de Campos – Programa Orquestrando a Vida: um expressivo projeto cultural envolvendo talentos da periferia da cidade.
O imóvel mantém elementos originais de sua fachada lindíssima, na parte que dá para a Rua Voluntário da Pátria, com destaques para as janelas frontais, com esquadrias de madeira feitas especialmente para o imóvel. O porão alto, pelo seu exterior, mantém desenhos como se fossem molduras em argamassa e ganha impetuosidade as lunetas (grandes grades em ferro fundido), em forma retangular. Sobre os vãos das janelas e portas destaques para os apliques em alto relevo.
A platibanda contendo elementos também de alto relevo, esconde o telhado de telha francesa, mas destacam-se os apliques feitos em argamassa. No desenho superior destacam-se as muretas com elementos vasados, balaústres e apliques em alto relevo imitando colunas e os pináculos dando acabamento ao conjunto que, em termo de paisagem urbana, integra outros prédios da mesma rua.

Justificativa: Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância histórica e no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, esquina com Rua Voluntário da Pátria, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 223 – Centro Histórico.

Época de Construção: Ano de 1920, aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. Imóvel muito bem preservado pela proprietária.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Iedda dos Santos Kemp, seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO.

Processo nº: 00591/2016

Protocolo nº: 2016.115.000616-8-PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Avenida Alberto Torres, 207 a 217




Especificação: Construção de um edifício em alinhamento da rua, com ligeiro afastamento para canteiro de gramado e floreira, em estilo eclético, com predominância pra o neoclássico, contando com janelas frontais do assobrado em curvatura e colunas, com capitéis desenhadas com argamassa e esquadrias originais  em madeira, bambinelas, venezianas e vidro. Construção destinada a abrigar a maternidade da cidade, o que ocorreu a partir de 1934 (ver histórico abaixo). Na esquina no andar superior, uma sacada com guarda-corpo e enfeitada por balaústres vazados. O mesmo estilo verifica-se nas três janelas defronte à Rua Voluntário da Pátria, antiga Rua da Jaca.
O imóvel mantém elementos originais de sua fachada lindíssima, com destaques para as janelas frontais, com esquadrias de madeira feitas especialmente para o imóvel. No desenho central, ganha impetuosidade as janelas, em forma retangular, com esquadrias de madeira e desenho do guarda-corpo, igualmente com balaústres em alvenaria. Sobre o vão das janelas e portas destaques para os apliques em alto relevo, sendo que o do centro da fachada é circular com adereços feitos em argamassa.
A platibanda, contendo elementos, também em alto relevo, esconde o telhado de telha francesa, mas destaca-se a cúpula com claraboias e lunetas e os apliques feitos em argamassa. No desenho superior destacam-se as muretas com elementos vazados, apliques em alto relevo imitando colunas e os pináculos dando acabamento ao conjunto que, em termos de paisagem urbana, integra outros prédios da mesma rua.

Justificativa: A Fundação Benedito Pereira Nunes (FBPN) é uma entidade jurídica de direito privado, de domínio público, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Foi instituída em 06 de dezembro de 1934 pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, originariamente como Fundação Policlínica Maternidade de Campos e, posteriormente, com a nomenclatura atual, em 07 de janeiro de 1962, pela escritura pública n°400, Livro A-2, Fls. 201, lavrada no Cartório do 1° Ofício de Campos, em 20 de dezembro de 1962.
É regida por Estatutos aprovados pelo Curador das Fundações do Interior do Ministério Público Estadual, em 03 de novembro de 1987, Processo E- 15/4889/87, que estão transcritos nas Escrituras lavradas às fls. 84v, do livro 353, sob o n°88, de 06 de outubro de 1987, do Cartório do 1° Ofício da Comarca de Campos, sendo a segunda, retificação e ratificação da primeira, registradas e arquivadas, fls 256, Livro A-@, sob o n° 465, em data de 03 de dezembro de 1987, de Registro Civil  de Pessoas Jurídicas, também do Cartório do 1° Ofício da Comarca de Campos, Estado do Rio de Janeiro.
Foi criada  com o objetivo inicial de dirigir a Policlínica e Maternidade de Campos que, em 1946, incorporou a direção do Hospital Infantil voltado para o atendimento à população carente. Posteriormente em 1962, a Fundação Benedito Pereira Nunes foi responsável pela criação , instalação e manutenção da Faculdade de Medicina de Campos, que até hoje funciona no prédio antes ocupado pela Policlínica, Maternidade e Hospital Infantil. É uma entidade com personalidade jurídica própria, com duração por tempo indeterminado, com fins filantrópicos, registrada no Conselho Nacional de Serviços Sociais sob o n° 24352975 e reconhecida como de utilidade pública (municipal sob o n° 2209-01/1267, estadual pela Lei 7482 de 23 de julho de 1974 e federal pelo Decreto Presidencial de 23 de junho de 1992).
Possui as seguintes finalidades: prestar serviços médicos e farmacêuticos, especialmente às pessoas carentes: criar, instalar e manter. Estabelecimentos de Ensino Superior na Área de Saúde, Paramédicos e Institutos Científicos; criar e manter serviços educacionais e assistenciais correlatos aos seus  fins; manter intercâmbio com outras entidades dedicadas a serviços médicos, farmacêuticos, hospitais e paramédicos; locais ou regionais, particulares ou públicos, para atender às suas finalidades e aos seus planos de trabalho.
A Fundação Benedito Pereira Nunes mantém a Faculdade de Medicina de Campos e o Centro Social Urbano de Custodópolis, onde funciona o Centro de Saúde Escola de Custodópolis, com os recursos provenientes das mensalidades dos alunos da FMC e, o Hospital Escola Álvaro Alvim, mantido com os recursos resultantes dos pagamentos de serviços prestados ao SUS (85%do total) e a convênios e particulares (15%).
O Patrimônio da FBPN compreende os seguintes imóveis: O prédio da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), situada na Avenida Alberto Torres, 217, em Campos dos Goytacazes/RJ; o do Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), situado na Rua São João, n° 140 e seu respectivo terreno de 672,75m2; o da sede da administradora da Fundação Benedito Pereira Nunes, situado na Rua Gil de Góis, com 1400m2 e, o Centro de Saúde Escola Custodópolis, situado na Rua Júlio Armond, n° 121, CEP: 28083-360, no Bairro de Custodópolis , em Guarús, 1/ Distrito de Campos dos Goytacazes.
Contudo, seu maior legado é ser reconhecida como patrimônio moral, cultural e intelectual de reconhecível e reconhecida relevância regional e nacional, construído pela história de honestidade, seriedade, coerência e firmeza dos seus dirigentes e de toda sua comunidade.           
Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 207 a 217 – Centro Histórico.

Época de Construção: Ano de 1920, aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. O Imóvel ganhou um acréscimo no andar superior, fato ocorrido antes da Lei Municipal 7.972/2008 (Plano Diretor) caracterizando a parte do telhado.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome da Fundação Policlínica Maternidade de Campos e Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (Fundação Benedito Pereira Nunes) seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO.

Processo nº: 00590/2016

Protocolo nº: 2016.115.000615- 0 -PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares