sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Avenida Alberto Torres, 362




Especificação: Construção de um prédio residencial luxuoso, com afastamento no nível da rua, em estilo eclético, com predominância pra o neoclássico, mantendo, ainda hoje, suas características originais, contando com um amplo janelão no cômodo lateral, construído em esquadrias de madeiras, bambinelas, venezianas e vidro.  Chama a atenção, na lateral do imóvel, as duas colunas desenhadas em alto relevo com argamassa e o amplo porão com o mesmo estilo, bem como o muro todo feito com balaústres cinzeladas em argamassa, florões, apliques e colunatas.
A casa, que se espraia para a Rua da Baronesa, ostenta uma varanda ocupando a maior parte da fachada, dotada de colunas clássicas com capitéis jônicos e guarda-corpo valorizado pelos balaústres e, sobretudo pela escada de acesso ao pórtico, em mármore, o que se observa também no corrimão, enfeitado por luminárias especiais. No interior da varanda, além do pórtico de entrada há duas janelas completando o conjunto em sua harmonia e beleza, igualmente feitas em esquadrias de madeira e em feitio especial para o prédio.
A platibanda, todavia, contendo elementos, também em alto relevo, esconde o  telhado de telha francesa, mas destacam-se os apliques feitos em argamassa, principalmente o florão belíssimo dando acabamento no conjunto. No desenho superior destacam-se os apliques em alto relevo imitando colunas. Em termos de paisagem urbana, integra outros prédios importantes da mesma rua, com ênfase para o número 350 e 356, quase uma cópias de sua arquitetura, e, principalmente, o Palácio Nilo Peçanha, o Palácio Vila Maria e o Jardim do Liceu de Humanidades.

Justificativa: Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância histórica no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 362 – Centro Histórico

Época de Construção: Ano de 1930, aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. Imóvel bem preservado pelos proprietários, inclusive os jardins com gramado e plantas decorativas.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Espólio de Márcio Hirsch Maia, seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO. CEP: 28010-116

Processo nº: 00598/2016

Protocolo nº: 2016.115.000627-2-PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário