sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Avenida Alberto Torres, 403




Especificação: Construção de um prédio residencial, de porão alto, no mesmo nível da rua, em estilo eclético, com predominância para o estilo neoclássico, contando com três janelas frontais, construídas em esquadrias de madeira, bambinelas, venezianas e vidro. Sobre elas, apliques sobre frisos feitos em argamassa e sob elas outras desenhos em aplique do mesmo material. A entrada da casa se faz pela varanda lateral simples, com acesso por uma escada feita de concreto.
Por dentro a residência sofreu mudanças substanciais, através do processo do retrofit, mas, exteriormente, foram mantidas as características originais. Por fora, a fachada do porão sofreu mudanças e ganhou revestimento de pedras decorativas e portas metálicas antiestéticas e estranhas à arquitetura original.
A platibanda contém elementos em alto relevo, esconde o telhado de telha francesa, mas destacam-se os apliques feitos em argamassa, principalmente o florão belíssimo dando acabamento no conjunto. No desenho superior chamam a atenção os frisos em alto relevo imitando colunas, mureta sem balaústres, bem como os pináculos em estilo de bola. Em termos de paisagem urbana, integra outros prédios  importantes da mesma rua.
Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância histórica e no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 403 – Centro Histórico.

Época de Construção: Ano de 1920, aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. O imóvel bem preservado pelos proprietários, muito embora a fachada do porão não seja mais original, devendo ser restaurado a partir da próxima oportunidade.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Serviço Social de Comércio – SESC Administração Regional do Rio de Janeiro, seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO. CEP: 28035-580

Processo nº: 00602/2016

Protocolo nº: 2016.115.000632-3-PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário