sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Avenida Alberto Torres, 381




Especificação: Construção de um prédio residencial luxuoso, sobre o monturo da Avenida Alberto Torres, com dois pavimentos e afastamento do nível da rua, em estilo eclético, com predominância para o neoclássico, mantendo, ainda hoje, suas características originais, muito embora, internamente, tenha havido mudanças em suas estruturas internas para a construção de um setor administrativo e uma biblioteca por conta do Curso Alpha, atual ocupante do edifício e sua ambiência.
Na parte superior do sobrado, exatamente, há uma harmonia muito simples, mas expressiva pelo ponto de vista do bom gosto, contando com quatro janelas especiais construídas em esquadrias de madeira, bambinelas, venezianas e vidro, chamando atenção no imóvel, duas sacadas em espaço livre, integrando a casa do meio ambiente, destacando-se os guarda-corpos de ferro batido em estilo ovalado.
A casa, no térreo ostenta uma varanda ocupando parte da fachada, dotada de estrutura em arcos recortados nas paredes e, sobretudo, a escada de acesso ao pórtico, em mármore. No interior da varanda, além do pórtico de entrada há duas janelas completando o conjunto em sua harmonia e beleza, igualmente feitas em esquadrias de madeira e em feitio especial para o prédio. Na lateral direita, destaca-se a claraboia azulada e outras portas de acesso ao interior do palácio, testemunha do apogeu das atividades sucroalcooleiras do município, com ênfase para a Usina São João, empresa fundada pela família do usineiro Bartolomeu Lysandro.
Melhor mesmo, é o interior do prédio, onde as peças neoclássicas estão mais presentes, como escada de mármore que leva ao plano superior, as colunas com seus capitéis jônicos, pisos com decoração simétrica, arandelas e lustres de cristal, além de paredes com sancas e outras formas decorativas. No ambiente, palmeiras imperiais.
A platibanda, todavia, contendo elementos, também em alto relevo, esconde o  telhado de telha francesa, mas destacam-se os apliques feitos em argamassa, principalmente o florão belíssimo dando acabamento no conjunto. Em termos de paisagem urbana, integra outros prédios importantes da mesma rua, principalmente, o Palácio Nilo Peçanha, o Palácio Vila Maria e o Jardim do Liceu de Humanidades.

Justificativa: Por tudo aqui descrito, o imóvel, pela sua importância histórica no cenário urbano da antiga Rua Nova da Constituição, justifica o seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município.

Localização: Avenida Alberto Torres, 381 – Centro Histórico

Época de Construção: Ano de 1930, aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. Imóvel bem preservado pelos proprietários, inclusive os jardins com gramado, palmeiras imperiais e plantas decorativas.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Maria Eugênia Lysandro Santos Abdelkader Magalhães e S/M, seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para correspondência: O MESMO. CEP: 28010-116

Processo nº: 00599/2016

Protocolo nº: 2016.115.000628-P-PA

Inventário em: 20/10/2014
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário